terça-feira, 21 de outubro de 2008

Aracnídeos


Características
1)Possuem 4 pares de patas(8 patas). 2)Possuem 1 par de palpos(para agarrar as vítimas ou alimento). 3)Não possuem antenas. 4)O corpo é dividido em: cefalotórax e abdome. 5)Podem possuir ferrões ou agulhão, por isso picam e não mordem. 6)A aranha possui um ferrão chamado: quelícera, ela têm dois. 7)Algumas aranhas tecem teias por estruturas chamadas: fiandeiras. Algumas não fazem teia (são as mais perigosas). A exceção é a viúva-negra (pequena), que tece e é perigosa! 8)Reprodução sexuada, fecundação interna.
Classificação dos aracnídeos:
a) araneídeos: aranhas - b) escorpionídeos: escorpião - c) acarinos: ácaros e carrapatos.)Possuem 4 pares de patas(8 patas). 2)Possuem 1 par de palpos(para agarrar as vítimas ou alimento). 3)Não possuem antenas. 4)O corpo é dividido em: cefalotórax e abdome. 5)Podem possuir ferrões ou agulhão, por isso picam e não mordem. 6)A aranha possui um ferrão chamado: quelícera, ela têm dois. 7)Algumas aranhas tecem teias por estruturas chamadas: fiandeiras. Algumas não fazem teia (são as mais perigosas). A exceção é a viúva-negra (pequena), que tece e é perigosa! 8)Reprodução sexuada, fecundação interna.
Classificação dos aracnídeos:
a) araneídeos: aranhas - b) escorpionídeos: escorpião - c) acarinos: ácaros e carrapatos.
Em algumas espécies, noutras serve pra capturar as presas e noutras ainda como orgão da reprodução. Nos solpugídeos os pedipalpo é semelhante às pata, fazendo parecer que têm cinco pares. As larvas dos ácaros têm apenas 6 patas - o último par só se forma na fase de ninfa.
Os aracnídeos não possuem antenas nem mandíbulas. Apresentam quelíceras ao redor da boca como estruturas envolvidas na manipulação do alimento. Possuem também ao redor da boca um par de pedipalpos, estruturas que podem ter diversas funções. As aranhas e os escorpiões são basicamente carnívoros. Muitos desses predadores possuem glândulas de veneno, que utilizam para paralisar sua presa.
Respiração
Os aracnídeos respiram por filotraquéias, também denominadas pulmões foliáceos. Nas aranhas, além das filotraquéias existem as traquéias, embora em algumas espécies menores a respiração seja cutânea. Algumas espécies possuem pulmões folhosos.
Reprodução
Os aracnídeos são dióicos e reproduzem-se por fecundação interna, e produzem ovos, de onde saem indivíduos imaturos, mas semelhantes aos progenitores (sem metamorfoses).

Nenhum comentário: